sábado, 17 de abril de 2010

LIDERANÇA SITUACIONAL

Este texto foi retirado do blog terrear, que costumo seguir atentamente.

Coloquei-o aqui porque acho que é um tema que actualmente todos deviamos dominar um pouco. Mais tarde ou mais cedo, de uma forma ou de outra, poderemos ter que exercer o papel de líder (nem que seja em nossa casa), por isso será sempre útil, termos formação nesse âmbito.

"Liderança Situacional

Liderança situacional tem essencialmente a ver com a utilização do estilo de liderança mais adequado.

A maioria dos líderes utiliza quase sempre o mesmo estilo de liderança, independentemente da situação ou do grau de desenvolvimento dos colaboradores, mas essa não é definitivamente a estratégia de liderança mais adequada.

Por isso, quem lidera deve treinar sobretudo aqueles estilos de liderança que lhes sejam pouco habituais (ou mesmo completamente desconhecidos) ou onde se sinta menos à vontade, por nunca os ter colocado em prática em situações reais (ou tê-lo feito raras vezes).

Apesar de a abordagem pela Liderança Transformacional ser, em regra, bastante eficaz, não existe uma única maneira de liderar que se adapte a todas as circunstâncias e pessoas envolvidas.

Para se poder optar por uma abordagem de liderança que seja, a priori, aquela que parece a mais eficaz
para as circunstâncias e pessoas envolvidas, devem considerar-se os seguintes
aspectos:

- O nível de aptidões, competências e experiência da equipa;
- O tipo de trabalho envolvido (de rotina ou novo e criativo);
- O ambiente organizacional (estável ou com mudanças bruscas e radicais, conservador ou aventureiro);
- O estilo de liderança natural (ou o preferido) do líder.

O melhor líder será aquele que sabe mudar (ainda que instintivamente) de um estilo de liderança para outro (fazendo-o com relativa facilidade e fluidez), em função das pessoas com que trabalha e do tipo de trabalho envolvido. Este tipo de estratégia de liderança corresponde ao conceito que é conhecido como "Liderança Situacional"."

Mário Santos Economista, Consultor de Liderança e Formador

Nenhum comentário:

Postar um comentário