domingo, 29 de novembro de 2009

Experiências

Estivemos a fazer experiências sobre os 5 sentidos.

A intenção era mostrar aos meninos que as mãos, os ouvidos, o nariz, os olhos e a boca são órgãos importantes e permitem-nos respectivamente tactear, ouvir, cheirar, ver e saborear.

Tacto - Através das mãos tacteamos e podemos conhecer as características dos objectos, mesmo sem os vermos. Coloquei vários objectos num saco preto e os meninos tiveram de descobrir o que eram, sem os verem, mas sentindo-os com as mãos.

Audição - Com os instrumentos musicais, as crianças tiveram de fechar os olhos e ouvindo com muita atenção, tinham que adivinhar qual o instrumento que a educadora estava a tocar.

Olfacto - Dei a a cheirar aos meninos, limão, café, álcool, 1 vela de cheiro e um desodorizante. Com os olhos tapados tiveram que adivinhar o que é que eu estava a aproximar do seu nariz.

Visão - As crianças foram percebendo que a visão ajudava a descobrir e conhecer muitas coisas. Quando não adivinhavam através dos outros órgãos dos sentidos, a visão era um grande auxiliar.

Paladar - Para os meninos perceberem como era importante a língua, fizemos experiências com ela. Coloquei sal, açúcar, limão e por fim tiveram direito a um rebuçado, mas tinham que adivinhar qual era o seu sabor.
Claro que eu lhes disse que tinham que lavar os dentinhos quando chegassem a casa.

Vou colocar aqui algumas fotos que foram tiradas enquanto as experiências estavam a ser feitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário