domingo, 27 de setembro de 2009

Informação aos encarregados de educação

Irá ser enviado aos pais e encarregados de educação um prospecto com algumas indicações sobre a gripe A. Vou já adiantando o seu conteúdo...

O que é a gripe A
É uma doença infecto-contagiosa que afecta o nariz, garganta e árvore respiratório provocada por um novo vírus da gripe – H1N1

Como se transmite?
A nova estirpe de vírus da gripe transmi-te-se pelo ar, de pessoa para pessoa, atra-vés de gotículas de saliva de um indivíduo doente, sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto das mão com objectos e/ou superfícies contaminados. O vírus mantém-se activo nas superfícies durante 2 a 8 horas.

Sintomas
Aconselhe o seu filho a:
Manter uma higiene das mãos, corpo e vestuário rigorosa
Evitar espaços muito frequentados e pouco arejados
Evitar cumprimentos pessoais que impli-quem contacto físico.

Muito Importante:
Se o seu filho estiver doente não o mande à escola e comunique a situação à escola através do director de turma, ou educadora titular de turma.
No entanto, se seu filho apenas apresentar sintomas durante o período de permanência na escola será encaminhado para uma sala de isolamento onde permanecerá (devidamente acompanhado por uma auxiliar) até que o venha buscar.
A escola encarregar-se-á de o contactar no sentido de o informar da situação e para o alertar que deverá vir buscar o seu educando num período de 2h.
No caso de tal ser impossível a escola contactará a unidade de saúde de referência desta área providenciando para que o aluno seja encaminhado para a mesma.

Ausência de professores por contágio da gripe A
No caso de ausência da educadora e não sendo possível assegurar que a família possa ficar com a criança em casa, esta ficará com a auxiliar ou será colocada na sala de outra educadora do mesmo estabelecimento.

Ausência de funcionários por contágio da gripe A
Dependendo dos sectores a que os funcionários em falta possam pertencer, a direcção executiva providenciará no sentido de reorganizar a distribuição dos recursos humanos do agrupamento. O objectivo será sempre assegurar os serviços indispensáveis ao funcionamento da escola.

Instalações
A escola porá ao dispor dos alunos materiais de higiene e equipamentos que assegurem a correcta lavagem das mãos em locais estratégicos das suas instalações .

Nenhum comentário:

Postar um comentário